Educação de Jovens e Adultos (EJA)

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que atende à população que não teve acesso aos estudos ou à possibilidade de continuá-los na educação básica em idade própria, conforme preceituam os artigos 37 e 38, da Lei Federal nº 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN), que garante o acesso e a permanência ao ensino fundamental a todos.

Nessa perspectiva, a Secretaria Municipal de Educação de Caruaru (SEDUC), por meio da Gerência Geral de Ensino Fundamental e EJA, criada em 2017, vem desenvolvendo políticas educacionais voltadas à ampliação e à consolidação dessa modalidade de ensino, uma vez que reconhece o histórico desafio existente para garantir uma educação de qualidade social pautada na perspectiva da reparação, da equidade, da inclusão e da formação ao longo da vida para aqueles(as) que tiveram sua trajetória escolar interrompida. Por isso, visa-se promover e assegurar a Educação de Jovens e Adultos para além da alfabetização instrumental ou funcional, considerando a realidade local e suas peculiaridades (situação econômica, perfil de aprendizagem, faixa etária etc.).

Na Rede Municipal de Caruaru, tem 38 escolas que oferecerem essa modalidade, sendo 26 Urbanas e 12 no Campo, atendendo todas as comunidades caruaruenses. São oferecidas em forma de fases, sendo:

Fase I (Correspondendo aos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos)
Fase II (Correspondendo aos 4ºs e 5ºs anos)
Fase III (Correspondendo aos 6ºs e 7ºs anos)
Fase IV (Correspondendo aos 8ºs e 9ºs anos)

A partir de 2019, a Rede Municipal de Ensino de Caruaru, através do JUNTOS PELA EDUCAÇÃO e o QUALIFICA CARUARU assume como principal desafio uma concepção de educação inspiradora, inclusiva e acolhedora, a oferta da EJA articulada à Educação Profissional, assegurando uma preparação para o mundo do trabalho. Assim, o currículo integrado na Educação de Jovens e Adultos pode ser entendido como um caminho que possibilitaria a integração entre o processo de escolarização e a qualificação profissional dos estudantes da EJA. As inscrições para EJA profissionalizante de 2019 poderão ser feitas a partir de novembro de 2018.

Para mais informações da matrícula e demais dúvidas:
Telefone: 3701-1333 Ramais: 230, 204 e 249
coordorganizacaoescolar@gmail.com

Baixe aqui o programa pedagógico da EJA para 2019 e baixe aqui o diagnóstico realizado em 2017