DÚVIDAS FREQUENTES

Existem diversos cursos ofertados pelo site. Para conhecer todos eles, basta acessar os eixos temáticos (Confecção, Economia Criativa, Beleza, Trabalho e Cidadania, entre outros) na faixa laranja da parte superior do site.
É possível também conhecer os cursos na parte de Inscrições Abertas na página inicial do site ou na parte de Calendário (abaixo de Inscrições Abertas ou no menu superior).

Para participar de um curso, basta atender aos pré-requisitos dele. Você pode ver os pré-requisitos na página do curso na sua descrição ou em Baixar ementa.
Atenção! Cada aluno pode participar de até 2 cursos por vez. Após finalizar um deles, é possível se inscrever num novo curso. Desta forma, podemos fazer com que mais pessoas tenham a oportunidade de participar de cursos do Qualifica Caruaru.

A inscrição é gratuita para todos os cursos do Qualifica Caruaru.

Para fazer sua inscrição, é preciso primeiro realizar um cadastro simples no menu Entrar na parte superior direita do site. Se for seu primeiro acesso, clique em Não possuo cadastro e preencha os dados necessários. Se você já possuir cadastro, acesse apenas com seu CPF e senha.
A partir daí, basta ir à página do curso de sua vontade. Na página do curso, em Turmas em aberto, clique em Inscrever-se. Se houver mais de uma turma, escolha aquela no período e horário de sua preferência.
A inscrição nos cursos do Qualifica pode ser realizada também nas secretárias participantes do programa (veja quais são na página inicial). Nestes locais, um servidor poderá auxiliá-lo no processo de inscrição.
Atenção! Este processo é a pré-inscrição no curso. Para garantir sua vaga, é necessário ir até a secretaria responsável pelo curso para entrega de documentação e assinatura do Termo de Compromisso.

Através do site do Qualifica Caruaru é possível realizar a pré-inscrição nos cursos que você desejar. Mas a pré-inscrição não garante sua vaga no curso. Para você estar realmente inscrito e garantir sua vaga, é preciso ir pessoalmente à secretaria responsável pelo curso para finalizar o processo. Você pode identificar a secretaria responsável na própria página do curso, acima de Descrição.
Você deve ir até 5 dias corridos antes do início do curso à secretaria responsável com cópia de um documento com foto e comprovante de residência. Na entrega desses documentos na secretaria, você assinará um Termo de Compromisso, garantindo sua presença no curso. Assim, você conclui seu processo de inscrição, garantindo sua vaga!
Atenção: se você é menor de idade, compareça à secretaria responsável para entrega dos documentos e assinatura do Termo acompanhado do seu responsável.

O Termo de Compromisso é um documento que deverá ser assinado pelo participante do curso no ato de entrega da cópia do seu documento com foto e comprovante de residência. Este termo está disponível na secretaria responsável pelo curso escolhido (confira essa informação na página do curso, acima de Descrição). A assinatura do termo é necessária para a confirmação da inscrição. O termo nada mais é do que o compromisso do participante de estar presente no curso, além de garantir que ele atende aos pré-requisitos para participar deste curso e que está ciente da necessidade de comparecer a, pelo menos, 75% da carga horária do curso para recebimento da certificação.

Você pode conferir quais os dados são necessários para sua inscrição no menu Cadastrar na parte superior direita do site. São dados simples como nome, CPF, endereço, contato, entre outros.
Lembre-se que, para concluir sua inscrição, será necessário também entregar na secretaria responsável pelo curso a cópia de um documento com foto e comprovante de residência até 5 dias corridos antes do início do curso.

No site do Qualifica, é possível realizar sua pré-inscrição no curso. Para concluir sua inscrição e garantir sua vaga, é necessário que você vá presencialmente, até 5 dias corridos antes do início do curso, à secretaria responsável pelo curso escolhido (esta informação você encontra na página do curso, acima de Descrição) com a cópia de um documento com foto e comprovante de residência. Na secretaria responsável, você irá assinar um Termo de Compromisso, garantindo sua presença no curso. Assim, sua vaga está garantida!

A idade mínima para participar dos cursos do Qualifica Caruaru é 14 anos. Mas existem alguns cursos que exigem uma idade maior. Para saber mais detalhes, procure os pré-requisitos do curso escolhido na página do curso na Descrição ou em Baixe a ementa.
Se você tiver menos de 18 anos, ao comparecer na secretaria responsável pelo curso para conclusão do processo de inscrição, é preciso estar acompanhado do responsável para entrega da cópia do documento com foto e comprovante de residência e assinatura do Termo de Compromisso.

Cada curso possui um número específico de vagas. Você pode ver esta informação na página do curso em Turmas em aberto. Além do total de vagas do curso, você também poderá ver quantas vagas ainda estão disponíveis.

Se você realizar sua pré-inscrição em algum curso em que as vagas já estão todas ocupadas, seu nome irá para uma lista de espera do curso. As listas de espera são atualizadas 5 dias antes do início dos cursos. Se houver alguma desistência dos inscritos, você poderá participar do curso. Por isso, fique atento, pois, caso isso aconteça, você precisará concluir seu processo de inscrição indo pessoalmente à secretaria responsável pelo curso.

Sim, os cursos do Qualifica Caruaru possuem certificação. Existem alguns critérios para recebê-la ao fim do curso, como a presença em, pelo menos, 75% do tempo do curso.

Sim! Você pode entrar em contato através do número 0800 2813344, de segunda a sexta, das 7h às 13h, ou através do e-mail qualifica@caruaru.pe.gov.br

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH)
Rua Armando da Fonte, 197 - Maurício de Nassau (7h às 13h, de segunda a sexta)

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa (SEDEEC)
Rua Olívio Ferreira de Azevedo, 147 - Universitário (7h às 13h, de segunda a sexta)

Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM)
Rua Padre Rolin, 40, Bairro Maurício de Nassau (7h às 13h, de segunda a sexta)

Secretaria de Educação (SEDUC)
Avenida José Marques Fontes, 21 - Indianópolis (7h às 13h, de segunda a sexta)

Secretaria de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural (SUDER)
Rua Rafael Cavalcanti, S/N – Bloco C - Pinheirópolis (7h às 13h, de segunda a sexta)